domingo, 28 de agosto de 2011

TNT - Campeonato de Latte Art - Ernesto Café

Boa noite, Coffee People!

      Esse é o segundo Thursday Night Throwdown_TNT_ que eu participo (já falei do primeiro aqui). O evento acontece toda última quinta-feira do mês e reúne baristas de várias cafeterias para competirem pelo melhor latte art.

      A inspiração da disputa, aqui no Brasil, veio do Octane Coffee (Atlanta) que reúne cerca de 60 baristas por noite para a competição do latte art. E o Ben Helfen, proprietário do Octane e membro do conselho executivo do Barista Guild of America, se inspirou em um encontro informal de latte art no Counter Culture Training Center, em Washington.

"A" MÁQUINA!
 Lembrem-se que já comparei a La Marzocco com uma Maseratti aqui, o resto é tudo carro popular!!!

      Ben conta que o clima no local era muito descontraído, todos bebendo e tendo bons momentos praticando o free pouring (desenho usando somente a leiteira) apenas por diversão, para ver quem era o melhor. “O encontro no Counter Culture Training Center e o free pouring realmente me inspiraram. Eu voltei para Atlanta querendo que aquela sensação boa continuasse, então, criei o Thursday Night Throwdown. Nós fazemos a competição às quintas-feiras, e achamos que TNT era uma abreviação divertida e pegou.” No Octane o torneio acontece às segundas quintas-feiras de cada mês.

      “Um latte com uma bela arte ainda pode ter gosto horrível. Eu acho que para muitos baristas, preparar um bom latte é a base que eles precisam para começarem a se tornar melhores profissionais. Então, a importância do evento é construir uma comunidade do café em Atlanta. Nós estamos todos nos comunicando e nos encontrando. Podemos aprender uns com os outros e continuar a evoluir na direção da perfeição”, conta Ben.

Baristas e amigos reunidos: Caroline Dantas, Paulinho, Aline, André Birolli, Thamy Bruno, Bruno e a Juliana (proprietária do Ernesto Café )  

"Artistas" do Ernesto!
Além de executarem latte art de fazer inveja, esbanjam simpatia!

Emanuelle, Baristinha, Suzane, eu e Patrícia.
Café & Complementos sempre presente!

      Creio que o mesmo está acontecendo aqui em Brasília. Aos poucos, os baristas da cidade estão trocando mais idéias, se encontrando, conversando mais, com o intuito de formarem um grupo mais forte e evoluirem no mercado.  Há também, a preocupação com a qualidade dos cafés utilizados para se fazer um bom caffè latte. Nessa noite, todo café usado foi o Blend do próprio Ernesto Café.

Paulinho Lima abrindo o evento sob o olhar atento de Juliana Pedro!
Juízas (a Chris já havia participado do TNT/Zuu) e a Aline da Diletto.

      Rola uma apostinha báaasica (nesse TNT o "prêmio" era R$85,00 - dá um cineminha, né?) e então, são formadas as chaves com dois competidores cada, até que sobrem apenas dois finalistas.
  
Baristinha X Bruno 

Olha que beleza o latte art do Baristinha! Dizem as más línguas que ele mandou bem pois iria casar no dia seguinte e estava cheio de amor!!! Hahaha!

Mariles X Paulinho

A Mariles (latte da esquerda) amarelou!
 Eu sei que ela faz latte art perfeitamente! Já até postei aqui no blog!

Suzane X Kabir
Kabir (direita) mandou melhor!

Birolli X Thamy
O Birolli se saiu melhor.
Paulinho X Baristinha
Segundo Round
Detalhe

Paulinho se saiu melhor (esse já era meu terceiro cappuccino da noite, hihi!)
Nessa hora, eu já estava com tanta cafeína na veia, que nem sei de quem são os latte art, sorry!

Agora, o duelo final:

Diego X Kabir

E os dedinhos X9 dos juízes escolheram......Diego (Suplicy)!

Abaixo, as chaves (e o vencedor) do TNT Ernesto Café:

Parabéns, Diego!!!
O campeão!
 
A obra-prima do Diego.

Mereceu!!!

      Esse TNT foi especial porque FINALMENTE conheci o estagiário do "brog"! Para quem não sabe, o  Márcio Suzaki colaborava com o "Cheirinho" através de e-mails e nunca nos encontramos pessoalmente. Ele é a simpatia que eu imaginava (#babaovo) e estava todo equipado com sua máquina fotográfica fucking good e iPhone mega top de linha. Tem estagiário mais eficiente que esse? Duvido! Aproveito para dar todo o crédito das fotos à ele (só faltou uma de nós dois, né?)!

Nesse TNT fiz novos amigos (eu e a filhinha da Carol)...
... e tomei muito CAFÉ!!!
(Seu Creysson feelings!)
Eu X Seu Creysson

      Todos estão convidados para o próximo TNT (assim que confirmarem a cafeteria, divulgo aqui no blog, ok?)!

      Trata-se de um evento aberto ao público. Você aprecia o belo trabalho dos baristas, surpreende-se com as inúmeras apresentações do latte art e ainda toma muitos cappuccinos grátis! Tem coisa melhor?

11 comentários:

  1. Belíssimo post : ) Pena que não deu para ir a esse TNT. Mas, não faltarei ao próximo : )

    Ricardo Icassatti Hermano

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,

    Então, o próximo TNT será ainda mais interessante!

    ResponderExcluir
  3. Muuito legal!conheço a Marilis e M. Conceição.
    poxa no proximo TNT.
    Adoraria ver esse trabalho maravilhoso evento.
    fica um grande beijo!!leo

    ResponderExcluir
  4. Olha eu...(leonardo vargas)novamente!!!
    Agora para falar sobre o espresso suíço,do Café Cultural,permita lhe dizer que foi sugestão minha o café com zestes de limão.Detalhe, era simplismente pra por RASPAS de limão, mas pra dar um ar diferente colocaram ZESTES.
    Ah trabalho no Café Cultural.tem novidade por ai...FICA UM GRANDE BEIJO!!!

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Vargas,

    Que prazer contar com sua presença em meu blog!

    A Marilis e M. Conceição além de mandarem muito bem como baristas são super simpáticas, o que torna o café mais incrível!

    Eu sempre informo aos seguidores do blog, os locais dos próximos TNTs (uma vez que ocorre um revezamento entre as cafeterias da cidade). Daqui a pouco estaremos divulgando o próximo. Não perca, vale a pena!!! (Quem sabe o Café Cultural não tenha interesse em sediar um TNT?)

    Achei super chique receber um comentário do criador do espresso suíço (me senti importante! Kkkk!) e confesso que zestes foi novidade para mim! Vivendo e aprendendo! Mas sendo zestes, ou raspas...tanto faz: o importante é que o café estava delicioso!!!

    Conte-me as novidades do Café!!!! Assim poderei divulgar para o público que tem interesse!!!

    Mais uma vez, obrigada por aparecer Leonardo Vargas!!!

    Grande bjo para vc tbm!!!
    Excelente semana!

    ResponderExcluir
  6. Olá...!
    O Café Cultural, tem interesse SIM,falei com a atual responsável, e ela mostrou-se encantada com o seu trabalho e gostaria de saber como é feito eo que é nacessário para sediar um TNT.
    Grande abraço!
    aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  7. Olá...!!!
    CAIXA CULTURAL, apresenta: OUTRAS BOSSAS 2011.
    E nesta sexta-feira(16/09)-->JÔ ALENCAR(VOZ) e AGILSON ALCANTARA(VIOLÃO)--> Homenagem aos NOVOS BAIANOS. Entranda Franca!
    SBS-Q4 OLTE3/4,ANEXO DA MATRIZ DA CAIXA

    ResponderExcluir
  8. Leonardo Vargas,

    Fiquei sabendo que existem mais cafeterias interessadas em sediar os próximos TNTs (que bom!), logo, o Café Cultural poderá sediar um pouquinho mais para frente, ok? Os organizadores entrarão em contato com a atual responsável. Fique tranquilo!!!

    Gosto muito quando vc aparece por aqui! Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  9. Leonardo Vargas,

    Quando tiver programada alguma apresentação aí no Café Cultural, me envie as informações com antecedência para meu e-mail (thays_martins@yahoo.com.br). Dessa forma, poderei divulgá-lo na página principal do Cheirinho de Café, ok?

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  10. olha bem fraquinho esses latte art o pessoal aqui do sul é bem mais forte!!!!
    se a gente pega voces num nacional não tem nem graça!!!!

    ResponderExcluir
  11. Howdy would you mind stating which blog platform you're working with? I'm going to start my own blog soon but I'm having a difficult time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I'm looking for
    something unique. P.S My apologies for being off-topic but I had to ask!


    My web site ... website now

    ResponderExcluir