Fazer a lista das 10 melhores cafeterias do mundo é uma tarefa quase impossível!
Resolvi falar apenas das melhores fora do Brasil, até porque dá para fazer um top 10 fácil apenas com as nossas cafeterias. A seleção foi difícil e está em ordem alfabética – quem sabe daqui uns anos não faço um top 20?
O melhor serviço de atendimento ao cliente do mundo. Se você conhece alguma outra que consegue ter um serviço melhor, por favor me avise. Uma equipe dedicada e que sabe muito sobre todos os produtos da casa. Cafés selecionados de várias partes do mundo, servidos e preparados com excelência. Tive a oportunidade de visitar a primeira loja, ainda no andar de baixo de uma danceteria, mas hoje as duas lojas da cidade têm charme, serviço de primeira (não canso de enfatizar) e comidas maravilhosas para acompanhar!
Hoje a Blue Bottle já tem filiais em todo o território americano e até no Japão. Mas essa pequena cafeteria com torrefação escondida no Brooklyn é de encher os olhos. Baristas muito habilidosos preparam em esquema de fast-food vários cafés filtrados, expressos e lattes para o exigente público local. Não se assuste com a fila, porque anda bem rápido.
Drop Coffee – Estocolmo, Suécia
Uma portinha discreta esconde um dos melhore cafés do mundo. A Suécia é conhecida como “mãe” do café filtrado e podemos ver bem o porquê no Drop Coffee. Joanna Alm, idealizadora, proprietária e mestre de torra está sempre à frente dessa cafeteria premiada em competições internacionais, formando baristas e encontrando cafés que vão deixar você com vontade de comprar toda a gôndola.
Johan & Nyström – Estocolmo, Suécia
É difícil não tomar café bom em Estocolmo. Um outro grande exemplo que junta cafés de qualidade, ambiente, serviço e marketing de primeira é Johan & Nyström. Disputando sempre com Drop Coffee como a melhor da cidade (e do mundo), eles produzem pacotes de café muito bem desenhados que expressam bem de onde vem o café, notas sensoriais e design único. A equipe é cheia de campeões que são verdadeiros mestres na arte de servir um bom café.
Notes Coffee – Londres, Inglaterra
Em 2010 eu tive a oportunidade de fazer um “bico” de duas horas para ajudar o amigo Fábio Henrique Ferreira com o seu coffee kart, o Flat Cap em Londres. Nos anos seguintes ele criou a Notes Coffee, sua primeira loja física e daí em diante foi só sucesso. Hoje, considerada uma das principais torrefações do país, Notes serve cafés da mais alta qualidade deveria vir como verbete no dicionário da palavra especial. Além desse trabalho magnifico, se tiver oportunidade de tomar um café da manhã, não deixe de pedir o melhor eggs Benedict que eu já provei!
Paradigma Café – Cidade da Guatemala, Guatemala
Raul Rodas foi campeão mundial em 2012. Na época ele já torrava o próprio café e de outras cafeterias com a sua marca Paradigma Coffee. O negócio foi crescendo e, não obstante ele resolveu abrir um charmoso café em um dos centros comerciais da cidade. Sem a menor dúvida são os melhores cafés guatemaltecos que você provará! O café nitrogenado vale muito a pena e, se quiser conhecer um pouco mais das regiões produtoras, fique de olho nas degustações semanais ou compre um de cada região torrado pelo mestre Raulito!
Reuben Hills – Sydney, Austrália
Quando falamos de cafés na terra dos cangurus, a principal referência é Melbourne. Mas eu tive a sorte de me hospedar na mesma rua de uma das melhores cafeterias do país e, para minha surpresa era em Sydney. Pense em um restaurante com cafés excelentes, cappuccinos e flat whites de tirar o fôlego e uma atmosfera amigável. Esse é o Reuben Hills, onde tudo o que for pedido será uma experiência sensorial completa.
Slate – Seattle, Estados Unidos
Escolher uma única cafeteria em Seattle era missão quase impossível. Uma cafeteria escondida, longe do centro, mas que arrasta turistas e locais ávidos por um café de qualidade. O design minimalista do local e os cafés são o ponto alto. Não deixe de provar o latte desconstruído. Todos os cafés de origem africana são um deleite para o paladar de quem aprecia cafés cítricos.
St. Ali – Melbourne, Austrália
Renomada torrefação australiana, a St. Ali abriu sua primeira cafeteria para demonstrar como o total potencial dos seus cafés. O trabalho de ponta a ponta da cadeia é muito importante para eles, pois além de viagens regulares para os países de onde compram o café, o investimento em aperfeiçoamento na arte da torra e o intenso treinamento de funcionários é o grande foco da marca. Cada extração é feita com perfeição laboratorial e todo o desenvolvimento do cardápio tem um porquê de acordo com os cafés servidos.
Coffee Collective – Copenhagen, Dinamarca
Uma cafeteria que eu visitei em 2010 e, seis anos depois ainda posso citar todos os sabores que encontrei em seus cafés. O time estelar de sócios deveria intimidar aos conhecedores de cafés, mas é ao contrário: você se sente confortável, em um clima quase caseiro onde a cozinha não tem divisão e o barista está sempre disponível para responder suas perguntas. Não existe nada no menu que eu não indique, mas recomento altamente qualquer café queniano, devido ao intenso trabalho com produtores que essa cafeteria e torrefação desenvolve há anos.
Joe Pro em Nova Iorque e Intelligentsia em Chicago (EUA)
Seven Seeds em Melbourne (Austrália)
Meca Espresso em Sydney (Austrália)
Taste Coffee em Santiago (Chile)
O Autor: http://www.mixologynews.com.br/
Muito legal o post! Acrescentaria na lista a Cafeteria Florian Veneza que é a cafeteria mais antiga em operação no mundo, escrevi um artigo comentando sobre Veneza e sua relação com cafe. http://www.esportefino.blog.br/2016/07/vai-um-cafezinho.html
ResponderExcluirConcordo 100%, Gustavo! Inclusive, tive o prazer de conhecer essa cafeteria em um tour que fiz com o maridón pela Europa. Obrigada por gastar um tempinho e escrever aqui! Fez diferença! Obrigada!!!
Excluir