sábado, 24 de setembro de 2016

GrãoGourmet.com

     

      Fundado em outubro de 2013 por Boris e Ranata Gancev, o GrãoGourmet.com é um clube online de cafés especiais que tem por objetivo disseminar entre os brasileiros a experiência de degustar um café especial, com aromas e sabores diferenciados. A cada mês seus assinantes recebem um café com características diferentes, com rastreabilidade até a fazenda produtora. Além da qualidade do café, também é considerado aspectos sócio-ambientais da produção, através da exigência de certificações de sustentabilidade. "Queremos levar a história do produtor para nosso cliente, para ele saber de onde vem o café que ele está bebendo", explica Renata.

   
  O café é uma bebida que está presente no dia-dia de grande parte dos brasileiros. Os cafés especiais estão cada vez mais em evidência, pois o consumidor quer conhecer novos aromas e cada vez mais transformar a experiência em um ritual, por meio de cafés selecionados, que apresentam grãos criteriosamente escolhidos. 

 Pensando no potencial de crescimento do segmento de cafés especiais no Brasil, os engenheiros Renata e Boris Gancev investiram no GrãoGourmet.com, um clube de cafés especiais online, que leva aos seus assinantes microlotes selecionados.  

“Criamos o GrãoGourmet.com com o objetivo de espalhar a incrível experiência e o prazer de apreciar um bom café, com aromas e sabores diferenciados. Os microlotes passam por uma criteriosa seleção e apenas os grãos perfeitos chegam ao nosso consumidor”, Ao contrário do que a maioria dos consumidores pensa, café não é tudo igual, assim como o vinho, possuem diferentes notas e aromas. 
O brasileiro, em geral, está acostumado a um café torrado demais, a ponto de ter que colocar açúcar ou adoçante para beber. 

      A empresa faz uma curadoria especial dos grãos, além de também disponibilizar equipamentos específicos para café em sua loja online. “Nosso critério é escolher lotes com pontuação acima de 80 na escala da SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais), que tem um padrão de classificação de acordo com a qualidade dos grãos”, ressalta Renata. Para cada lote comprado é feita uma avaliação pelo QGrader, pessoa certificada para dar a pontuação.

 “Procuramos levar aos nossos clientes terroirs de diferentes regiões, com aromas e notas diferentes, como floral, frutado, chocolate e herbal”. 

      O clube de assinaturas possui três opções diferentes de embalagem, 250g, 500g e 1 kg, o assinante pode escolher se prefere receber seu café em grãos ou já moído tipo, além de também poder optar por uma torra média ou clara. A empresa almeja ser reconhecida como o principal fornecedor de cafés especiais do Brasil para o consumidor final, e uma das principais fontes de informação sobre o mercado.

      O GrãoGourmet.com é focado em brewed coffee (café coado), movimento do slow coffee, onde as pessoas se preocupam com a origem e qualidade do café, pouco desenvolvido no Brasil, mas que já é praticado em mercados como o americano, o europeu e o japonês. “Acreditamos que esse segmento tem muito potencial e queremos crescer junto com ele”, diz Renata.   

Um comentário: