quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Uma tarde na Café & Complementos com a barista Suzane Ferreira / Café San Pellegrino

A Suzane, literalmente, veste a camisa
da empresa que trabalha!
      No TNT que ocorreu no Ernesto Café, fiquei interessada na 'propaganda ambulante' do café San Pellegrino que a barista e consultora de vendas Suzane Ferreira estava fazendo com sua camiseta, afinal: que café é esse?

      Fui, então, convidada, pelo próprio Fernando, proprietário do local, para passar uma tarde com a Suzane na Café & Complementos para poder degustá-lo, além de conhecer outros produtos da loja.

      Primeiro, eu e a Ilana (jornalista que também participou da tarde cafeinada) recebemos uma aula, literalmente, sobre cafés. Gentem, a Suzane saca muito do babado! Não é para menos! Ela começou sua história com a bebida em 2004, como representante de uma marca de café na Casa Cor. Depois disso já trabalhou no Café Borbulhante, na Monjolo, Patú Anú, Zucca...e, finalmente, Café & Complementos!

       Suzane me contou que o San Pellegrino utiliza café 100% arábica, Cereja despolpado, 0% de defeitos, cultivado em fazendas da região do Cerrado Mineiro, todas elas com Selo Certificação Rainforest Alliance, oferecendo aos seus apreciadores um perfeito equilíbrio entre aroma, corpo e suavidade, que são atributos relevantes para a degustação de uma perfeita xícara de café.  A bebida ainda proporciona em seu aroma, uma grande percepção olfativa de “notas de caramelo”. Eu experimentei e aprovei! Uma delícia!

      Vale lembrar que a Café & Complementos, além de fornecer máquinas de café, chocolate e afins, também serve, no local, salgados e drinks. Você pode degustar o café San Pellegrino, um espresso aromatizado, cappuccinos italiano, aromatizado ou tradicional, chocon`up (aquele chocolate cremosinho), chai latté tea, ice cappuccino e ice chocolate, frozen cappuccino e frozen cioccolato, dentre outros.

Alguns produtos Café & Complementos.
Ambiente da loja (detalhe para Ilana sentadinha e lanchando, hihi!)
      Eu, uma verdadeira representante da raça wood face,  aproveitei que estava na loja, para pedir dicas no preparo do espresso. A última vez que peguei em uma máquina foi no curso do Antonello Monardo (post aqui), em setembro de 2010. Creeeeeeeedo! Agora que me dei conta que já passou 1 ano! Minha Nossa Senhora do Espresso bem Tirado! Como o tempo tem passado rápido... (nostalgia feelings) 
      A Suzane me explicou coisas maravilhosas sobre o mundo do café que eu não vou postar aqui porque sou egoísta ... brincadeira! Foram tantas informações que teria que fazer um post especial sobre isso, a Suzane, inclusive, me deu uma apostila com os ensinamentos e as recomendações de preparo de um espresso correto. Mas o mais legal foi colocar a mão na massa, quer dizer, no café!!!


Ilana, Suzane, José Galdino, eu e Maraiza.
       A Maraiza, carinhosamente conhecida como Mara, foi minha verdadeira "mestra" do espresso. Ela ficou vigiando todos os meus passos e me deu várias dicas, e também broncas, quando eu não fazia o procedimento certinho! Adorei conhecer a Mara e posso garantir que a tarde não teria sido tão agradável sem a sua presença. 

      Agora, sintam meu DOMÍNIO sobre a máquina:

Moendo o grão San Pellegrino.


Nivelando o café com o dedinho. Eu lavei a mão!


A Mara mandou limpar bem direitinho! Tá bommm, Mara!
Pronto! Aceitam?
      Uma demonstração feita pela Suzane chamou minha atenção. Ao explicar a importância do grão moído na hora de tirar o espresso, ela fez um teste moendo um pouco de café e reservando. Deixou o pó de café quietinho num canto. Após alguns minutos, o aroma daquele pó já tinha se perdido quando comparado ao pó moído na hora. Por isso, algumas máquinas de café que já usam o grão moído para o preparo da bebida, oferecem uma qualidade inferior àquelas em que moem o grão a cada espresso tirado. 
      Aprendi também a vaporizar o leite:

Uma PEQUENA ajuda da Suzane! Hihi!
Finalizando o cappuccino...
Ficou torto, mas estava gostoso!
A Ilana concentrada!
      Bom, o encontro rendeu material para mais de 300 posts, mas vou encerrando por aqui para não virar um livro.
      Gostaria de agradecer a Suzane pela generosidade, a Mara pela paciência e a Ilana pelo bom humor! Muito obrigada!!!


Bastidores:
 Eu, "entrevistando" a Suzane. Detalhe principal: Olha o tanto de xícara ao meu redor!!! Disfarça!
Fotos: Ilana Paiva 

Observação: a foto com o Pablo (aqui) foi tirada nessa mesma tarde, por isso estou com a mesma blusa (precaução contra comentários maldosos)

12 comentários:

  1. Thais, o jeito que vc escreve dá a sensação de conversa com um amigo. Deve ser muito bom passar uma tarde com vc.

    ResponderExcluir
  2. Qual o endereço da CaféeComplemntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SCLRN 708, Bloco E, Loja 55, Asa Norte
      Fone/Fax: 061 3272-3480

      Excluir
  3. Anônimo 18:59,

    Olha o endereço:

    SCLRN 708, Bloco E, Loja 55, Asa Norte
    Fone/Fax: 061 3272-3480


    ok?

    ResponderExcluir
  4. Que legal!!!!!
    =)
    Parabéns pela belíssima reportagem!!!!

    Carollina Morocini

    ResponderExcluir
  5. Carollina Morocini,

    Poxaaaa, belíssima reportagem - foi demais para o meu coração!

    Obrigada por comentar, deixou meu dia mais feliz!

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem? Por favor, sabe onde posso comprar esse café ou cappuccino San Pellegrino em Brasília?
    Muito obrigada,
    Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Fabiana. Na Café & Complementos.
      Scrln 708, Bloco E, Loja 51, Asa Norte
      Brasília - DF 61) 3272-3480

      Excluir
  7. Olá! Vim parar aqui muito por acaso, porque vi uma imagem do seu post e me chamou atenção um modelo de cadeira que venho procurando há algum tempo para o meu estabelecimento e nunca achei para vender! Procurei a loja do Café & Complementos, mas infelizmente eles não existem mais. Você saberia me dizer com quem poderia entrar em contato para me ajudar nessa questão? Sei que parece bobo, mas é muito muito importante :)

    ResponderExcluir