segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mousse de Espresso


Ingredientes:
  • 450 g de chocolate em barra
  • 45 ml de espresso
  • 25 g de manteiga sem sal 
  •  4 ovos

Preparo:

Copinhos de chocolate:

      Para cada copo de chocolate, corte uma folha dupla de papel-alumínio em formato quadrado de cerca de 15 cm. Use uma laranja pequena como molde, deixando as pontas soltas para dar forma ao copo. Remova a laranja e pressione o fundo para criar a base. Repita a operação para os outros copos. Quebre 225 g da barra de chocolate em pequenos pedaços e coloque em uma tigela em banho-maria. Mexa o chocolate até que fique derretido completamente. Espalhe-o com uma colher nas paredes internas do copo de papel-alumínio, revestindo todos os lados. Refrigere por 30 minutos, ou até endurecer. Retire cuidadosamente a folha de papel-alumínio.

Mousse:

      Coloque o chocolate e o espresso em uma tigela em banho-maria para derreter. Quando estiver líquido, adicione a manteiga aos poucos. Retire do banho-maria e adicione as gemas de ovo. Misture bem. Bata as claras em neve separadamente até ficar uma mistura consistente. Adicione na tigela as claras e a mistura de chocolate. Refrigere por pelo menos 3 horas. Para servir, coloque a musse nos copos de chocolate.

Rende quatro porções.


Fonte: Revista Espresso

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Velas Nespresso: aroma de Café pela casa



      A Nespresso convida os apreciadores de Café a descobrir uma coleção exclusiva de velas perfumadas que revela a mesma essência do Café gourmet. A gama de delicadas fragrâncias foi criada pela perfumista, Olivia Giacobetti.

      Inspirada no calor da Etiópia, um terreno fresco e poderoso para o cultivo de Café, Giacobetti criou a vela Terre d'Arabica.

      Baseando-se na cor clara da planta de Café de Maragogype, da Nicarágua, maltada e ligeiramente tostada, a vela Bois de Maragogype, proporciona uma delicada fragrância de cereais.

      Se, ao contrário, a pessoa preferir um aroma de flores brancas com um toque de limão e cacau, a Nespresso recomenda a vela Fleur de Moka.

      A fragrância dos grãos de Café sem torrar, secos ao sol, pode ser encontrada na vela Grain Esmeraude.

     A vela Café Flambé é baseada no famoso Café de New Orleans, com sua forte fragrância de condimentos, flambado com rum.

      As informações aqui.



Fonte: Juliana Santin

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Hidden Animal Teacups


      Imaginem tomar seu Café e surgir, no meio da xícara, um urso, coruja ou veado? Essa é a idéia das Hidden Animal Teacups, vendidas no site Amazon, por 22 dólares cada uma. Ui!


Fonte: Marketing na Cozinha

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Guardar ou não o Café na geladeira?

   
     Olá, Coffee People!

      Vocês se lembram que postei aqui no blog, algumas dicas da barista Cleia Junqueira, do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé)?

      Pois bem, ela explicava que:
"A geladeira ajuda a conservar melhor as propriedades do Café. Em uma embalagem hermeticamente fechada, ele não vai umedecer. Se eu guardar o Café em um pacote mal vedado, o pó vai umedecer e absorver todos os outros aromas da geladeira. Não é que estrague, porque Café não estraga. Mas o aroma e o sabor vão ser alterados"

      Esses dias, folheando a revista Máxima, li a seguinte informação:

Cada vez que você tira e coloca o Café no refrigerador, ele fica exposto a temperaturas flutuantes que provocam condensação  e umidade, alterando o sabor da bebida, diz John McGregor, professor da Universidade de Clemson, na Carolina do Sul (EUA). O melhor é armazenar o Café num pote bem fechado e em lugar seco e fresco. 
      As meninas (Patrícia, Kelly e Stela) do Mexido de Idéias, conversaram com a cafeóloga Elaine Relvas, formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduada em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP, para descobrir a melhor forma de armazenar o Café torrado e moido.

      Barista, degustadora e profissional especializada em avaliação sensorial de Café, ela passou preciosas informações. "Na indústria, o Café depois de torrado e moído deve ser embalado rapidamente em embalagens a vácuo ou com atmosfera modificada (uma mistura de gases usada para preservar os alimentos). Entretanto, depois de aberto, é importante que o pó seja colocado em potes fechados e escuros, preferencialmente. Assim a luz, que facilita a oxidação, fica menos intensa preservando ainda mais o produto’’ explica.

      Ao se oxidarem, os óleos aromáticos do Café são transformados com o tempo. Essas substâncias não causam mal a saúde, mas alteram o sabor da bebida. Por isso, a cafeóloga recomenda que após de aberto, o Café seja consumido em 15 dias ou armazenado no freezer.

      Segundo Eliane, outro passo importante para manter as propriedades do Café é guardá-lo na geladeira. As baixas temperaturas ajudam a preservar o aroma no produto e, por sua vez, na bebida também. Ao enfatizar as técnicas de conservação, ela resume: "Evite potes abertos e tranparentes. Os ideais são de inox. Após aberto, o consumo deve ser rápido para ser bem gostoso.’’


Agora, fiquei na dúvida: guardar ou não o Café na geladeira?


      ***Opa, opa, opa! Mais uma opinião que vale a pena postar aqui:

Conversei com a Juliana Pedro - proprietária do Café Ernesto - e ela me contou que guarda seu pó de café em um pote hermeticamente fechado e à temperatura ambiente para o café não "suar" na geladeira e perder seu aroma e sabor!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fala sério, Starbucks!




      Depois dos já conhecidos tamanhos Tall, Grande e Venti, a Starbucks inaugura agora o tamanho Trenta, de 916ml, que será usado apenas para as bebidas geladas. Para se ter uma ideia do quanto isso significa, esse infográfico compara os tamanhos atuais dos copos da Starbucks com uma latinha de bebida tradicional e o volume médio que o estômago humano comporta. Repare, o Trenta é maior que o aceitável para a maioria das pessoas. Fala sério, Starbucks!

      O Marcio Tsuyoshi Suzaki comentou no Facebook: "Afe maria! Já pensou morrer de overdose de café? o_O "



Fonte: Marketing na Cozinha

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Presente!

...da minha mãezinha!
Não são lindas?


Café vendido no mercado interno terá padrão mínimo de qualidade

Produto brasileiro ou importado poderá ter, no máximo, 1% de impurezas.



      O café vendido no mercado interno precisará ter um padrão mínimo de qualidade oferecido ao consumidor brasileiro. A partir de fevereiro, o governo vai exigir da indústria do café um padrão básico de sabor, aroma e fragrância e um porcentual máximo de impurezas. A regulamentação foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

      A instrução normativa do ministério, deve começar a vigorar em nove meses. As medidas são válidas para o café torrado em grão e para o café torrado e moído. Segundo o ministro, o consumidor terá a segurança atestada pelo governo de saborear um café mais puro e com um nível mínimo de qualidade.

      O regulamento define exigências de porcentual máximo de impurezas, além de um padrão básico de sabor, aroma e fragrância da segunda bebida mais consumida do país, atrás apenas da água. A medida estabelece que o café produzido no Brasil ou o importado só poderá ter, no máximo, 1% de impurezas. A presença de umidade no grão torrado ou moído também não poderá ultrapassar 5%. Serão observados, ainda, o estado de conservação do produto, aparência, odor e informações de rotulagem, como nome de fabricante, lote, prazo de validade e país de origem, quando for o caso.

     Os fiscais do ministério da Agricultura vão fazer o controle da qualidade por meio de testes de amostragem nos supermercados e pontos de vendas do varejo. As novas regras de qualidade para o café vendido no país, tem o intuito de resgatar o "respeito" pelo café brasileiro.

CANAL RURAL

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cafeína pode ser salvação para curar ressaca, diz pesquisa


      Nada de chazinhos milagrosos ou fórmulas mágicas. Para curar a ressaca típica de um dia após a farra, nada como uma boa xícara de Café -ou talvez várias. Ao menos, é o que diz um estudo com ratos da Universidade Thomas Jefferson (Filadélfia, EUA).

      A pesquisa, publicada na revista científica "PLoS One", testou nos roedores os efeitos de pequenas doses de etanol. Os roedores tratados com cafeína três horas após a simulação da bebedeira não tiveram dor de cabeça.

      Os cientistas resolveram identificar com clareza a substância causadora da ressaca, já que o etanol, no fígado, é convertido em uma substância chamada acetaldeído. Este, por sua vez, se transforma em acetato em outros tecidos do corpo, inclusive no cérebro.

      Cada grupo de ratinhos ingeriu uma dessas substâncias, e, em alguns deles, inibidores que impediriam seu corpo de processar o etanol.

      Entre quatro e seis horas depois disso, foram testadas as reações dos animais a estímulos dos pesquisadores, que aplicavam pequenas pressões em ambos os lados da cabeça de cada roedor.

      Ratos que reagiam a esses estímulos -tocando a região com a pata, inclinando a cabeça ou grunhindo- apresentavam hipersensibilidade, o que seria um indicador da dor de cabeça.

      Os ratos que sentiram a dor foram justamente os tratados apenas com etanol -sem inibidor- e acetato. Mas, nesse grupo, além daqueles que receberam anti-inflamatórios uma hora depois de ficarem "bêbados", uma dose de cafeína também inibiu sintomas da ressaca.

      Os testes não foram realizados em seres humanos, mas, no nosso caso, diz o estudo, a ingestão de Café seria recomendada quatro horas depois de beber, momento em que o nível de acetato no corpo começa a subir.

      É importante ressaltar, porém, que, pouco mais de uma hora depois -tempo necessário para o organismo dos ratos processar a cafeína- os sintomas surgiram, o que significa que é preciso um pouco mais que um Cafezinho no dia seguinte se você decidir extrapolar naquela festa do próximo fim de semana.




Fonte: As informações são do jornal Folha de S.Paulo, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Momento Vintage

FOODPROOF

Estacionamento grátis no cardápio - Brasília Shopping


      Agora, nos restaurantes do Brasília Shopping Gourmet você também encontra como opção o estacionamento!

      É que durante o mês de fevereiro, os clientes que apresentarem os cupons e/ou notas fiscais no valor mínimo de R$ 30,00 (trinta reais) do Brasília Shopping Gourmet, emitidos de segunda a sábado, das 18h00 às 24h00 e aos domingos, de 12h00 às 22h00, receberão uma cortesia do estacionamento coberto. Os restaurantes que compõem o Brasília Shopping Gourmet são Carpe Diem, Coco Bambu, Kopenhagen Gourmet Station, Mercado 153, Mormaii Surf Bar e Zacks.

      Quem quiser aproveitar esse benefício só precisa apresentar no Balcão de Informações os cupons e/ou notas fiscais para a validação da cortesia do estacionamento até, no máximo, às 24h, de 2ª a sábado, e aos domingos, até às 22h00. A promoção vai até o dia 28/02/11. Aproveite!

Belini ganha selo de Café Premium


      A Belini Pães & Gastronomia (SCLS 113, bloco D, loja 36 – Asa Sul. Telefone: (61) 3345-0777) conquistou o selo Casa de Café Premium da Associação Brasileira de Indústrias de Café (Abic). Esse título é o único do mundo que atesta a pureza e a qualidade do Café torrado e moído. Essa é a maior certificação expedida pela Abic no programa de qualidade do Café. São três categorias de produtos destacando qualidade: tradicional, superior e gourmet. No caso da Belini, os grãos foram classificados no segmento gourmet e com o nível máximo da avaliação. A proposta da Abic é agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos Cafés. Na foto acima estão o proprietário da Belini, Gilberto Costa Manso e o gerente executivo da casa, Luiz Carvalho. Parabéns a eles!

Fonte: Gourmet Brasília

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Palha Italiana de Café - Minicozinha

      Mais uma receita maravilhosa da minicozinha! Aproveitem:


      Tem dias em que só brigadeiro resolve. Stress no trabalho, em casa, TPM, ansiedade - independente da causa, só o brigadeiro conforta, salva o dia e revigora o humor. Porque, né, além de todos os problemas, ter que cozinhar algo complicado e que suje pratos, panelas, balcão e outra infinidades de coisas... bem, me deu preguiça só de imaginar.

      Brigadeiro também é sucesso garantido naquela festinha de amigos, na qual você ficou responsável de levar algo doce, mas faltou tempo/ingredientes/organização para preparar aquela sobremesa espetacular.

      Mas brigadeiro cansa também. E às vezes é preciso sair do tradicional, do básico e dar uma repaginada no doce. Pensando nisso, a receita de hoje é de palha italiana de café, prima do brigadeiro. Fiz ontem aqui em casa e não sobrou nem migalha!


      Pra começar, coloque 1 colher de sopa muito cheia de creme de leite (de preferência, de lata, sem soro, mas pode ser de caixinha também, se for o que você tiver em casa) numa vasilha pequena e leve ao microondas por 8-10 segundos. Depois, é só acrescentar 1 colher de chá cheia de café em pó solúvel e mexer vigorosamente até o café dissolver. Nota: a quantidade de café varia de acordo com o gosto. Com uma colher de chá, fica suave. Se você gosta dele mais forte, é só caprichar. Fica mais amargo e igualmente delicioso.


      Numa panela, coloque 1 lata de leite condensado1 colher de sopa bem cheia de manteiga3 colheres de sopa de chocolate em pó e a mistura de creme de leite e café. Se o seu fogão for normal, cozinhe em fogo baixo. Se for igual ao meu e tiver apenas fogo muito alto, fogo alto fogo médio, o jeito é ir de fogo médio mesmo. Mexa sem parar, sem preguiça, até desgrudar do fundo da panela. Demora uns 10 minutos mais ou menos.


      Quando estiver pronto, quebre com as mãos um pacote de biscoito maizena (guarde apenas uns cinco biscoitos para fazer a "cobertura") e incorpore à massa. Depois, unte com manteiga uma folha de papel manteiga (pode ser alumínio também, mas eu acho o manteiga mais fácil de trabalhar, pois não rasga com facilidade) e coloque o brigadeiro com biscoitos. Alise a massa com o auxílio de uma colher e leve para o refrigerador por, no mínimo, 30 minutos. Se puder esperar uma hora, melhor ainda.


      * dica: quando for alisar a massa, unte levemente com manteiga as costas da colher - fica bem mais fácil!



      Enquanto a massa está no congelador, prepare a "cobertura". Triture os 5 biscoitos de maizena que sobraram e some 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 2 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de canela.


      Passado o tempo, tire a massa do congelador e corte em quadradinhos ou retângulos. Passe pela mistura de biscoito/chocolate/açucar/canela e tá pronto.


      p.s.: se for para consumo caseiro, na frente do sofá, é só preparar a cobertura e jogar por cima do brigadeiro recém-saído da panela (já com os biscoitos) e fazer a festa.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

História na Xícara


      O designer japonês Yukihiro Kaneuchi criou um cenário dentro de uma xícara de Café. O conceito atrás da ideia é de que o crescimento e o envelhecimento das coisas se dá através da interação com as pessoas. Ou seja, quando você bebe o Café ao longo do tempo, uma paisagem começa aparecer a partir das manchas dele na xícara. Entendeu? Você pode comprá-la aqui, por 25 euros.

Clique na imagem para ampliá-la.



Fonte: Marketing na Cozinha

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Car-puccino!


      Para percorrer trajeto de 337 km, veículo vai usar 70 quilos do grão.

      Um carro que utiliza Café como combustível foi apresentado no Reino Unido. Batizado de Car-puccino, o modelo Volkswagen Scirocco, de 1988, foi escolhido como base do projeto devido sua semelhança com o veículo usado no filme “De Volta para o Futuro”, um DMC-12, da De Lorean Motor Company.

      O Car-puccino foi desenvolvido pelo grupo de cientistas do programa “Bang Goes The Theory”, da BBC, e percorrerá 337 quilômetros entre Manchester e Londres abastecido apenas com grãos de café. Depois, o carro ficará em exposição numa feira de ciências em Manchester.

      Os cientistas calculam que para percorrer cinco quilômetros o carro precise de um quilo de Café, o equivalente a 56 xícaras de espresso. Logo, para percorrer o trajeto, serão usados 70 quilos de Café, ou 11.760 xícaras de Café curto.

      Apesar da velocidade máxima do carro chegar a 60 km/h, durante a viagem entre Manchester e Londres, o veículo não alcançará sua total potência.

      A ideia por mais criativa que seja não deve ser comercialmente viável, já que o seu custo é de 25 a 50 vezes maior que um automóvel comum movido a petróleo.

Como funciona:

      Os grãos de Café são colocados em um cilindro e aquecidos a carvão até produzirem hidrogênio e monóxido de carbono.

      Esse gás alimenta o radiador por meio de tubos, refrigerando o motor.

      O gás então passa por dois filtros colocados no porta-malas. Um dos filtros libera qualquer resíduo sólido. O outro impede que o equipamento superaqueça.

      Já limpo, o gás é levado até a parte frontal do veículo, onde percorre o motor por meio de explosão e possibilita que o carro se mova.



Fonte: Exprèx Caffè / R7

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Creminho de Café preguiçoso com farofa de canela - Minicozinha



      Confesso que foi amor à primeira vista quando visitei o blog minicozinha, da jornalista Heloísa. Mais encantada ainda fiquei ao ler essa receita de Creminho de Café preguiçoso com farofa de canela que tem tudo a ver com o Cheirinho de Café! Copiei o texto igualzinho ao original para terem uma idéia da simpatia da blogueira, vamos lá:

"Passei a segunda-feira procurando uma sobremesa com café. Achei várias, mas queria uma bem, mas bem fácil, porque a preguiça tava gigante. Nada de forno, nada de batedeira, nada que sujasse muito. Aí fiz o seguinte:

Esquentei uma lata de creme de leite sem soro por 30 segundos no microondas e depois somei duas colheres de sopa de café solúvel e duas colheres de sopa de açúcar. Mexi até dissolvê-los.
Depois, derreti 150 gramas de chocolate meio-amargo no microondas.
Acrescentei o chocolate à mistura de creme de leite e café. Mais três colheres de sopa de licor de cacau e café, que ganhei de presente da minha vó. Mexi até incorporar bem.
Coloquei nas xícaras, cobri com papel filme e levei para a geladeira (no mínimo, duas horas - deixei umas 6h).
Para fazer a farofa, foi só derreter uma colher de sopa de manteiga com uma quantidade generosa de canela (tipo umas cinco pitadas e já peço desculpa pela medida muito precisa!), mexer bem e depois acrescentar quatro biscoitos maizena triturados e uma colher de chá de açúcar. Mais uns quatro minutinhos mexendo e tava pronta.

Coloquei a farofa por cima do creme, levei para a mesa e o resultado foi esse:"

Adorei!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Coffee Chair




      Idéia sensacional dos designers do studio He Was Born, a Coffee Chair, com certeza, deixa qualquer Café mais charmoso!




Adorei!